Sporting CP — Antevisão

Na luta pelo título, naturalmente!

A chegada de Rúben Amorim trouxe consigo mudanças de fundo no reino do Leão, a táctica está diferente, Alcochete voltou a emprestar talento em quantidade e qualidade à equipa principal e fundamentalmente, o sentimento à volta da equipa e do que ela é capaz mudou também.
Foi uma ponta final de época em clara preparação para 20/21 e a aposta tem sido feita à volta da solidez do plantel para dar condições a Rúben Amorim de lutar pelos primeiros lugares da tabela.

Em 20/21, o Sporting conta com:


Na Baliza

“Por mim jogam os dois”.
Deverá ser isso que vai pela cabeça da maioria dos adeptos Leoninos nestes dias que antecedem o arranque da Liga NOS.
O Sporting conta com um excedente de qualidade nesta posição com a presença de dois fantásticos Guarda-Redes:
Primeiro, o titular maioritário da época passada, Max.
Mais do que esperança, o jovem guardião é já uma certeza confirmada pelas 10 Clean Sheets e muita segurança exibida nos 23 jogos da época anterior.
Contudo, António Adán é experiência e semelhante qualidade. Com uma carreira construída nos melhores clubes Espanhóis, chega ao Sporting com 33 anos e a sua utilização durante os jogos de pré-época diz-nos que estará mais perto de ser o titular da posição 1.
Ambos disponíveis na RealFevr por 5.5M, serão uma aposta segura para garantir mais Clean Sheets.
A fechar a posição, Renan Ribeiro que até começou a titular em 19/20, espreita uma oportunidade para voltar a agarrar a posição e demonstrar a sua capacidade aos Sportinguistas.


Lá Atrás

Com o esquema habitual de Amorim o Sporting apresentará um trio defensivo. Para tal conta com o capitão de equipa Sebastián Coates. Será a sua 6ª temporada de Leão ao peito e de época para época não só mantém o nível como aumenta o número de golos marcados, em 19/20 foram 4 na Liga NOS para este internacional Uruguaio avaliado em 6.5M na RealFevr.

Se é de experiência que se precisa, então o Sporting está bem servido. Não só mantém Luís Neto, opção segura sempre que chamado como também contratou Feddal, internacional Marroquino de 30 anos. A sua experiência em Itália acrescenta aos largos anos de LaLiga para emprestar ao Sporting um central maduro, forte pelo ar e que acrescenta qualidade à linha recuada.

Com menos experiência mas já com comprovada qualidade, Eduardo Quaresma é uma pérola da academia que deu nas vistas no final da temporada passada. Com apenas 18 anos, fez 9 partidas a titular e é dono de um potencial enorme. Espreita repetir a presença nos eleitos de Amorim e por 5.5M na RealFevr, será uma aposta a ter em conta.
Com ele, apresenta-se Gonçalo Inácio. Outro jovem formado em Alcochete que chega à equipa principal e depois de alguns minutos na pré-temporada procura a sua estreia na Liga NOS.

Preferencialmente na ala esquerda mas com capacidade para, tal como em 19/20, jogar no centro da defesa Borja apresenta-se ao serviço.
O internacional pela Colômbia viu chegar Antunes e o que é certo é que o ex-Getafe de 33 anos tem provas dadas ao mais alto nível e parte na frente pelo lugar no 11 inicial.
Nesta pré-época, tem dividido minutos com o jovem Nuno Mendes.
Outra boa surpresa promovida dos escalões de base Leoninos que tal como Eduardo Quaresma fez 9 partidas pela equipa principal na recta final de 19/20.

Do lado direito, o habitual titular da época passada Ristovski vem motivado da paragem para compromissos internacionais. Marcou pela Macedónia e continuará a tentar convencer Amorim a manter a aposta.
No entanto, Pedro Porro parece estar a ter maior protagonismo nesta pré-época. Tem sido mais vezes titular do lado direito e vem de duas épocas na LaLiga ao serviço de Girona e Valladolid, chega cedido pelo Manchester City.


No Miolo

O Sporting apresenta-se para a nova época com um meio-campo jovem, dinâmico e cheio de potencial.
João Palhinha integra mesmo o plantel depois de duas épocas em muito bom nível ao serviço do Braga. Embora com tarefas mais defensivas, o médio marcou 2 golos por época na cidade dos Arcebispos. Terá consigo Rodrigo Fernandes de 19 anos. Opção a espaços nesta pré-época, o internacional Sub-19 integra o plantel principal após uma boa época na Liga Revelação, coroada com 2 presenças na equipa principal em 19/20.

Wendel tem apenas 23 anos mas assentam nele grandes responsabilidades para a transição ofensiva do Sporting. Internacional Sub-23 Canarinho, arranca para a 4ª época em Portugal com o objectivo de superar os 3 golos e 2 assistências da época passada.
Terá a companhia de Matheus Nunes, que depois de 30 jogos na Liga Revelação, fez parte das escolhas na equipa principal por 10 vezes.

Reforçando a zona intermediária, Pedro Gonçalves foi o escolhido.
Eleito melhor jogador jovem da Liga NOS 19/20, época do seu regresso a Portugal após aventuras no Valência e Wolverhampton.
Aos 22 anos, o registo de 5 golos e 6 assistências ao longo de 30 jogos foi argumento suficiente para o Sporting e para muitos treinadores RealFevr que poderão voltar a contar com ele por 7.5M.
Se Pote foi distinguido na divisão principal, Daniel Bragança foi o eleito para melhor jogador jovem da LigaPro 10/20.
Cedido pelo Sporting ao Estoril Praia, este médio de 19 anos somou 20 partidas onde converteu por 4 vezes e assistiu outras tantas. É internacional Sub-21 e integra pela primeira vez o plantel principal Leonino.


Na Frente

Para o triângulo ofensivo, o Sporting reforçou-se com Nuno Santos.
Com a sua formação dividida entre FC Porto e SL Benfica, chega ao Sporting após uma grande época em Vila do Conde, com 6 assistências e 2 golos.
Está avaliado em 7M na RealFevr e será um elemento a ter em conta neste arranque de temporada.
Tal como Nuno Santos, Joelson será preferencialmente utilizado pelo lado esquerdo. Este jovem de 17 anos foi surpresa nas escolhas de Amorim ao saltar do banco por 4 vezes em 19/20. Cumprirá mais uma época de evolução do seu enorme potencial.

Com à vontade para desempenhar tarefas em ambas as linhas, o Sporting conta com dois craques:
Jovane Cabral foi destaque depois de recuperar totalmente das lesões que lhe atormentaram o início da época e terminou com 6 golos e 3 assistências em apenas 10 partidas a titular. A expectativa é enorme sobre o que poderá alcançar esta época e o seu valor de 9M na RealFevr reflecte isso mesmo.
O outro craque é Gonzalo Plata, internacional pelo Equador foi opção regular na sua época de estreia na Europa, com 2 golos e 2 assistências nas 21 presenças em campo. O seu potencial é também muito grande e esperam-se grandes feitos deste extremo virtuoso.

Com foco mais central mas com a possibilidade de cair para uma das alas, Rúben Amorim terá em Luciano Vietto um toque de bola mais fino e recortes técnicos superiores, a sua experiência de Premier League e LaLiga nota-se quando está em campo e faz a equipa crescer com o que acrescenta em experiência. Numa época onde teve algumas lesões somou 4 golos e 4 assistências, os adeptos Leoninos anseiam por um Vietto na sua máxima capacidade para catapultar a equipa para outros patamares futebolísticos.
Está cotado em 7.5M na RealFevr e é garantia de pontos para qualquer plantel de fantasia.

À cabeça do ataque, o Esloveno Sporar quer chegar mais perto da produtividade que atingiu no Slovan de Bratislava. 60 golos e 17 assistências em 78 partidas são números impressionantes e a meia-época em Alvalade deu para perceber que será através dele a forma mais provável do Leão festejar.
É a par de Jovane, o jogador mais valioso dos Verde e Brancos com um valor de 9M.
Luiz Phellype dá os últimos passos na recuperação da lesão grave que sofreu no joelho e quererá voltar à forma que demonstrou até ao infortúnio, levava 6 golos na Liga. O seu papel tem sido preenchido pelo jovem Tiago Tomás, de 18 anos.
Com 5 presenças na fase final da época passada, será opção este ano e até já fez o gosto ao pé nesta pré-época.


Num defeso em que parece ter existido um foco no reforço defensivo para garantir segurança e estabilidade, o Sporting também apontou cirurgicamente à consolidação de posições chave com jogadores que combinam provas dadas com um interessante potencial.
Há muita expectativa para entender o que Rúben Amorim poderá fazer, atacando a Liga NOS com o tempo de preparação e trabalho que não teve até aqui.

11 Base

Adán
E.Quaresma, Coates, Feddal
Porro, Palhinha, Wendel, N.Mendes
P. Gonçalves, Sporar, N.Santos

Leave a Reply

Our website is currently in open-beta stage. Enjoy! 
Language