
Rio Ave FC — Antevisão
Dos Arcos para a Europa
Numa época de recordes para várias equipas, os Rio Avistas tiveram muitos motivos para celebrar.
Com Carlos Carvalhal no leme, pulverizaram o seu recorde de pontos na Liga NOS, foram destacados internacionalmente como uma das equipas que praticou o melhor futebol em Portugal e qualificaram-se para as competições Europeias.
Nova época, novo desafio. Desta vez com Mário Silva a aposta é construir sobre o sucesso e consolidar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.
O jovem treinador que venceu a Youth League com o FC Porto arranca para a Liga NOS 20/21 contando com:
Na Baliza
O totalista do ano passado, vencedor do prémio Fair-Play e responsável maior pelas 11 Clean Sheets da sua equipa continuará a calçar as luvas pelo Rio Ave, Pawel Kieszek de 36 anos, irá somar aos 164 jogos que já fez na Liga NOS.
Do Brasil, chegou Léo Vieira. Depois de representar o Athletico Paranaense no ano passado. Aventura-se pela primeira vez na Europa do Futebol.
Fechando o trio temos Carlos Alves. Também totalista em 19/20 mas na Liga Revelação, somou 10 Clean Sheets e impressionou com a sua segurança entre os postes.
Lá Atrás
O experiente central Aderllan Santos converteu o empréstimo em transferência definitiva e deverá voltar a fazer dupla com o Croata Toni Borevkovic. Com 30 e 32 jogos na Liga NOS 19/20, respectivamente, irão acrescentar segurança à defesa Vila-Condense.
O primeiro vale 5.5M, o segundo 5M. São sem dúvida boas opções para amealhar bastantes pontos na RealFevr.
Outro central com bastante experiência de Liga NOS é Nélson Monte. Oferece qualidade ao meio ou pela direita e isso faz dele um jogador extremamente útil, como o foi na época passada onde completou 19 partidas, principalmente do lado direito da defesa.
Nando Pijnaker fecha o quarteto e é uma aquisição interessante. Internacional pela Nova Zelândia, teve uma passagem pela Suíça até aterrar em Vila do Conde.
Do lado esquerdo, tudo igual.
Matheus Reis trabalha com base numa boa época onde esteve em 30 partidas, com 1 golo e 3 assistências. Pedro Amaral continua na luta por um lugar na equipa e quer aumentar as 13 presenças de 19/20.
À direita, novidades.
Ivo Pinto traz experiência e qualidade. Tri-campeão Croata com passagens ao mais alto nível em Inglaterra, vem de meia-época a bom nível no Famalicão.
O azarado Junio Rocha fraturou o perónio em Junho e mantêm-se em recuperação, Costinha é o eleito para o render, promovido desde os Sub-23.
No Miolo
Na frente da defesa, a opção tem sido Filipe Augusto. Depois da sua melhor época em Portugal, com 28 jogos, 4 golos e 2 assistências. Promete não ficar por aqui e por 5.5M poderá fazer parte de qualquer plantel RealFevr.
Nikola Jambor está de regresso após uma lesão grave no joelho. Foram 9 meses afastado dos relvados e por fim, volta a integrar o plantel agora à disposição de Mário Silva
No meio-campo Rio Avista, devemos sempre contar com Tarantini. Com 36 anos, leva mais de 300 jogos na Liga NOS e é já uma instituição do futebol Português. O capitão contínua a ser muito importante dentro das quatro linhas, prova disso são os 31 jogos em 19/20, com 3 golos marcados.
O jovem Rúben Gonçalves tem sido chamado nesta pré-época e está dar continuidade à excelente época na Liga Revelação.
O reforço do miolo aconteceu com a chegada por empréstimo de Meshino.
Cedido pelo Manchester City, fez uma época interessante na segunda divisão Escocesa em 19/20.
Na Frente
No lançamento do ataque, Diego Lopes será novamente protagonista.
Com 6 golos e 5 assistências nos 30 jogos em que subiu ao relvado na época passada, é também para a RealFevr um jogador a ter debaixo de olho, avaliado em 7.5M.
Francisco Geraldes tem nova oportunidade de se afirmar na Liga NOS, depois de uma época entre a Grécia e Alvalade. Poderá finalmente atingir a regularidade necessária e quem sabe, fazer uma época semelhante a 17/18, onde completou 30 jogos pelo Rio Ave, com 3 golos e 7 assistências.
Para as linhas podemos esperar a continuidade de 3 craques:
Lucas Piazón teve uma boa época de estreia com 19 partidas, 2 golos e 2 assistências, alinhando em qualquer posição do último terço.
Carlos Mané foi o mais utilizado dos 4 com 31 partidas onde amealhou 1 golo e 4 assistências. Este ano volta a encontrar Gabrielzinho na discussão pela posição, o Brasileiro esteve meia-época em Moreira de Cónegos e foi importante com 2 golos e 2 assistências.
Gelson Dala terá uma palavra a dizer. Poderá ser a surpresa do 11, visto que nos menos de 600 minutos de 19/20, atingiu números muito interessantes com os 6 golos e 3 assistências. É o mesmo que dizer que o Angolano esteve directamente envolvido em golos a cada 65 minutos em campo, aproximadamente.
Números a ter em conta na construção do plantel para a RealFevr pois Mané está avaliado em 6.5M.
Lá na frente, para dar o toque final, Mário Silva conta com o experimentado Bruno Moreira. Um jogador com mais de 40 golos na Liga NOS terá de ser sempre tido em conta e o facto de já ter marcado por mais do que uma vez nesta pré-época diz-nos que o investimento de 5.5M para contar com ele na RealFevr poderá ser algo a considerar.
Para a luta pela posição, regressou Ronan que fez o gosto ao pé por 5 vezes na meia-época em que esteve cedido ao Tondela e André Pereira que depois de um empréstimo ao Guimarães com 2 golos na Liga NOS e outro ao Saragoça onde não chegou aos 200 minutos na segunda metade da época, tem agora nova oportunidade para demonstrar a sua qualidade ao mais alto nível.
Na ressaca de uma época fantástica, o desafio continua a ser melhorar. Com a fasquia mais alto do que alguma vez esteve, terá o Rio Ave condições para atingir o nível da época passada? Os Vila-Condenses acreditam e nós queremos continuar a ficar deslumbrados com o futebol positivo que vem do Estádio dos Arcos.
11 base
Kieszek
I.Pinto, A.Santos, Borevkovic, M.Reis
Tarantini, F.Augusto, D.Lopes
Mané, B.Moreira, G.Dala